quarta-feira, 30 de março de 2011

O meu filho mais novo ontem tirou-me do sério. Odeio quando isto se passa, e são poucas as vezes porque ele é um doce de criança, bem comportado e tudo o mais.
Mas tem coisas que não gosta, e não quer, e o raio. E volta e meia é teimoso que nem uma mula, quando se misturam a fome e o sono e a casmurrice. E eu que até sei isso, e que agora à distância sei que podia ter lidado com a situação de maneira diferente, por vezes também estou mais desesperada e cansada e o raio e a coisa não corre pelo melhor quando nos "enfrentamos" assim.
O tema ontem foi a sopa, que ele não gosta, e ontem embirrou que não comia, e eu embirrei que ele comia.
E de sono e teimosia, não quis comer, resultado foi para a cama sem comer. O que me doeu horrores, mas sei que não posso ceder, porque mimado na quinta casa já ele é.

3 comentários:

Margarida disse...

Não há manuais de instruções para pais :)... mas também não há para filhos.

Sei bem o que sentiste, passei por coisas similares e também tenho um doce de menina. Mas há fases em que medem forças, para perceber até onde o seu mundo pode esticar. E nós, pequenas grandes crianças, acabamos também a medir forças e vamos atrás.

Aconselho-te um livro maravilhoso: "Não há familias perfeitas". Não recordo o nome da autora, mas é portuguesa, uma simples pesquisa e chegas lá. Dos melhores livros que já li nesta área (atenção, nada de auto ajuda ou manual de instruções; se o leres, logo me dirás)

Mr. Me disse...

Faz parte. Eles medem forças de vez em quando... Não importa que ganhemos sempre, às vezes também é importante que eles "ganhem" qualquer coisinha. Sentem-se importantes e parte integrante. Mas não, não é uma situação linear que tenha um script limpinho de actuação. Se ele anda mimado, alguma firmeza é importante.
Mas isto é tudo uma grande aprendizagem, não é? :)

Beijinho de bom dia!

MJ disse...

Margarida,
já tive esse livro nas mãos e já li passagens, e gostei muito do que li.
E isto de ser mão ou pai é como diz aqui o Mr. Me "é tudo uma grande aprendizagem".

Beijinhos aos dois.